quarta-feira, 25 de abril de 2012

Seminua no palco, Fernanda Vasconcellos descarta ensaio nu: "Não é o meu propósito"

Em entrevista a QUEM, atriz também contou como faz para manter a forma: "Parei de descontar na comida"

Quando aceitou integrar o elenco de "Dona Flor e Seus Dois Maridos", em cartaz no teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, Fernanda Vasconcellos descobriu que teria apenas cinco dias para decorar o texto e "incorporar" a personagem. O desafio, capaz de fazer tremer muita atriz experiente, nem de longe assustou a atriz. 

"Eu acho isso normal, sabia? Porque a gente decora um dia antes para fazer a novela, e é muito texto também. O que eu fiquei menos tensa foi com decorar o texto. A gente acostuma. 'A Vida da Gente' era uma novela com muito texto, a gente gravava dez minutos de cena, isso dá umas oito páginas, só com dois atores em cena. Eu fiquei preocupada com ter poucos ensaios, em pegar o timing da peça, já que os meninos já fazem há cinco anos. Isso é muito bom, porque eles podem me ajudar em qualquer coisa que eu esquecer, mas dá insegurança, medo de ser um estranho no ninho", comentou Fernanda, que divide o palco com Marcelo Faria e Duda Ribeiro

  Bruno Pavão/Revista QUEM
A atriz recebeu QUEM no camarim do espetáculo, onde se preparava para mais uma das apresentações. Simpática, ela chegou com sapatos de salto altíssimo e um ar reservado, especialmente quando o assunto era sua vida pessoal. 

Do primeiro, Fernanda se livrou logo - foi dela a ideia de fazer as fotos descalças para "dar um ar mais natural" -; já o segundo manteve durante a maior parte da entrevista, principalmente no que diz respeito ao recém-terminado namoro com Henri Castelli, jamais confirmado pelo ex-casal. Não falar sobre o assunto, aliás, foi condição imposta por sua assessoria para que a conversa acontecesse. 
Se o término do relacionamento de três anos e meio abalou a atriz, ela não parece demonstrar. Sorridente, ela mostrou a uma amiga que a acompanhava os figurinos da personagem, contou que tem se divertido em São Paulo - na semana em que a conversa aconteceu, Fernanda havia prestigiado o espetáculo "Vermelho", protagonizado porAntônio Fagundes e pelo filho, Bruno, amigo da atriz, com quem ela saiu para colocar a conversa em dia após a peça. 
Entre uma pincelada e outra da maquiagem que usa para interpretar a personagem de Jorge Amado no teatro, Fernanda afirmou que não tem superstições na hora de entrar no palco. "Não sou chegada a superstição. Prefiro me preparar antes, isso me deixa mais segura. Quando eu estudo eu entro segura, quando eu confio na superstição eu tenho minhas dúvidas. Mas uma maluquice a gente sempre tem. Eu tenho que aquecer a voz, porque o dia que eu entro sem aquecer, sem alongar, eu já fico meio assim", contou a atriz, que ao saber que sua personagem teria cenas seminua, com os seios à mostra, incomodou-se tão pouco quanto com o desafio de decorar o texto em tempo 
recorde.



"Isso [ a nudez ] não foi um problema não. Eu, Fernanda, tenho meus pudores, mas no palco eu estou tão concentrada em fazer a Flor, em estar presente, em fazer tudo com a maior dignidade, que não pesa. E depois, a cena é tão bonita, que isso fica pequeno, faz parte da poesia", explica Fernanda. A reserva, porém, volta à tona quando o assunto é transpor a nudez do palco para as páginas de uma revista masculina. "Não posaria nua não, Isso eu não faria, porque aí sou eu. Eu tenho meus pudores. E além do mais, esse não é o meu propósito", afirma. 
Visivelmente mais magra com o passar dos anos, a atriz foge do clichê quando o assunto é a silhueta mais fina. "O que aconteceu que estou mais magra? Eu era muito ansiosa. Aí a gente vai amadurecendo, vai crescendo. Você começa a se conhecer melhor. Parei de descontar muita coisa na comida. Eu comecei a descobrir onde estão minhas ansiedades, meus medos, e canalizei para outro lugar. Uma coisa que eu gosto muito de fazer é correr. Tranqüiliza muito a minha cabeça quando eu não consigo pensar, quando estou agitada. A corrida me dá esta condição de meditação, esse estado de calmaria. Eu não passo vontade, como tudo que eu quero, mas com bom senso, não tudo de uma vez e nem toda hora", comenta. 


Antes de vestir-se para o espetáculo, Fernanda fala ainda sobre seus planos mais imediatos. "A partir de setembro, quero fazer uma viagem de dois meses. Férias mesmo, que eu ainda não consegui tirar. Volto a gravar uma nova novela só em janeiro", explica a atriz, que mostra-se mais reticente quando o assunto são os planos a longo prazo. 

"Casar, ter filhos? Não sei. Tenho vontade, mas isso está muito longe", desconversa, tentando passar ao largo de qualquer questão mais íntima. "Acho que nos próximos anos vou seguir estudando, tentando buscar uma paz interior, uma plenitude maior", encerra a atriz, que fica em cartaz na capital paulista até 29 de abril e depois sai em turnê com a peça. 



Fonte: Quem              

0 comentários:

Postar um comentário